A todos aqueles que me pedem informações através dos comentários, peço por favor que deixem o contacto de email para que possa responder às dúvidas colocadas ou enviem um email para


milkaleite@hotmail.com




Obrigada e voltem sempre! :)


Encontre o que precisa neste blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Desenvolvimento da criança (dos 0 aos 6 meses)




Os próximos posts vão ser dedicados ao desenvolvimento da criança nas diversas fases da sua vida (entre os 0 meses e os 6 anos). Devo referir que todos os pontos foram retirados de http://www.insight.pt/desenvolvimentocriancas.htm e também de alguns trabalhos feitos na Universidade.


Desenvolvimento Físico

  • Processo de fortalecimento gradual dos músculos e do sistema nervoso: os movimentos bruscos e descontrolados iniciais vão dando lugar a um controlo progressivo da cabeça, dos membros e do tronco:
  • Por volta das 8 semanas é capaz de levantar a cabeça sozinho durante poucos segundos, deitado de barriga para baixo;
  • Controlo completo da cabeça por volta dos 4 meses: deitado de costas, levanta a cabeça durante vários segundos; deitado de barriga para baixo, começa a elevar-se com o apoio das mãos e dos braços e virando a cabeça;
  • Por volta dos 4 meses o controlo das mãos é mais fino, sendo capaz de segurar num brinquedo;
  • Entre os 4 e os 6 meses utiliza os membros para se movimentar, rolando para trás e para a frente; apresenta também maior eficácia em alcançar e agarrar o que quer ou a posicionar-se no chão para brincar;
  • Desenvolve o seu próprio ritmo de alimentação, sono e eliminação;
  • Desenvolvimento progressivo da visão:
  • Com 1 mês, é capaz de focar objectos a 90 cm de distância;
  • Progressivamente será capaz de utilizar os dois olhos para focar um objecto próximo ou afastado, bem como de seguir a deslocação dos objectos ou pessoas;
  • Entre os 4 e os 6 meses a visão e a coordenação olho-mão encontram-se próximas da do adulto;
  • Desenvolvimento da função auditiva: entre os 2 e os 4 meses, o bebé reage aos sons e às alterações do tom de voz das pessoas que o rodeiam; por volta dos 4-6 meses, possui já uma grande sensibilidade às modulações nos tons de voz que ouve;

Desenvolvimento Intelectual

  • A aprendizagem faz-se sobretudo através dos sentidos;
  • Vocaliza espontaneamente, sobretudo quando está em relação:
  • A partir dos 4 meses, começa a imitar alguns sons que ouve à sua volta;
  • Por volta do 6º mês, compreende algumas palavras familiares (o nome dele, "mamã", "papá"...), virando a cabeça quando o chamam;

Desenvolvimento Social

  • Distingue a figura cuidadora das restantes pessoas com quem se relaciona, estabelecendo com ela uma relação privilegiada;
  • Imita os movimentos, fixa os rostos e sorri (aparecimento do 1º sorriso social por volta das 6 semanas);
  • Aprecia bastante as situações sociais com outras crianças ou adultos;
  • Por volta dos 4 meses: capacidade de reconhecimento das pessoas mais próximas, o que influencia a forma como se relaciona com elas, tendo reacções diferenciadas consoante a pessoa com quem interage. É também capaz de distinguir pessoas conhecidas de estranhos, revelando preferência por rostos familiares;

Desenvolvimento Emocional

  • Manifesta a sua excitação através dos movimentos do corpo, mostrando prazer ao antecipar a alimentação ou o colo;
  • O choro é a sua principal forma de comunicação, podendo significar estados distintos (sono, fome, desconforto...);
  • Apresenta medo perante barulhos altos ou inesperados, objectos, situações ou pessoas estranhas, movimentos súbitos e sensação de dor;

SINAIS DE ALERTA

  • Problemas na alimentação: rejeição do peito ou biberão;
  • Regressões no desenvolvimento: apatia; ausência de sorriso; manifestações de desprazer, com rejeição das tentativas de o confortar.
  • Não reconhecimento das pessoas mais próximas (por ex., não haver distinção entre a mãe e um estranho);
  • Ao nível da linguagem: não imita sons.

Nenhum comentário: